Tuberculose

Compreendendo melhor a tuberculose

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e altamente contagiosa, causada pela Mycobacterium tuberculosis (MTB). Na maioria das vezes, a tuberculose acomete os pulmões, mas também pode infectar outras partes do corpo, como: linfonodos, ossos, cérebro, órgãos e olhos. Antes da chegada da pandemia de Covid-19, a TB era a doença infecciosa que mais matava no mundo todo. 

A infecção por tuberculose começa sem sintomas antes de se tornar ativa. Este estado de portador inativo é chamado de infecção latente por tuberculose (ILTB), e pode persistir por semanas, meses ou anos antes de se tornar uma doença contagiosa. Embora a ILTB não seja contagiosa, há um risco de 10% de que ela se torne ativa durante a vida.

A TB ativa é um estado de crescimento descontrolado da MTB que ocorre quando as bactérias da TB são capazes de superar o sistema imunológico de uma pessoa, neste período os sintomas começam a aparecer.

Os sintomas da tuberculose ativa incluem:  tosse crônica, febre, perda de peso inexplicável, sudorese noturna e tosse com sangue. Uma pessoa que tem tuberculose pulmonar ativa pode transmitir a doença para outra pessoa.

Estima-se que até 1/4 da população mundial esteja infectada com tuberculose latente

É hora de testar e tratar a tuberculose

A TB em ambas as formas (Latente ou Ativa), é tratável e curável quando diagnosticada precocemente. Quando a TB está ativa, é necessário um tratamento de múltiplos medicamentos por ao menos 6 meses, que normalmente curará a doença e levará a uma recuperação completa.

O Centers for Disease Control and Prevention (CDC) reconhece que, para combater a TB de forma eficaz, é vital expandir o acesso a uma melhor triagem, rastreamento de contato e diagnóstico.

Os esforços internacionais têm conseguido retardar a epidemia da COVID-19 – mas a resposta à COVID-19 também tem forçado a interrupção dos programas de controle da TB existentes em todo o mundo. É hora de agir imediatamente para conter um potencial aumento exponencial da TB – o que inclui um esforço maciço de recuperação para diagnosticar, rastrear, tratar e prevenir ativamente a doença.

Juntos podemos derrotar a TB

Tratar do vasto reservatório de infecções latentes por TB através de testes e tratamento ILTB direcionados pode reduzir substancialmente o número de pessoas que desenvolvem TB ativa e pode prevenir uma maior propagação da doença (2). Assim, o teste de cutâneo / prova tuberculínica de 120 anos de idade não é suficiente para deter a TB. Um teste que identifica com precisão a infecção por TB é fundamental para reduzir a carga global da TB.

O QuantiFERON-TB Gold Plus (QFT®-Plus) é um teste mais preciso para a detecção da ILTB – endossado pela OMS, adotado pela ONU e IPPA e entre os 120 testes diagnósticos essenciais da OMS. O QFT-Plus usa um ensaio de liberação de interferon-gama (IGRA) para medir a resposta imune das células T ao MTB. Ao contrário do TST, o QFT-Plus não é afetado pela vacina Bacille-Calmette Guérin (BCG) (3-5).

Principais características do QFT-Plus

Quatro tubos: um único resultado

O QFT-Plus requer apenas 4 ml de sangue total – ou 1 ml em cada um dos 4 tubos QFT-Plus ou em um tubo padrão de heparina. Os resultados dos testes são calculados usando um teste de ELISA.

Tecnologia de Linfócitos T CD8

As células T CD8 demonstraram desempenhar um papel importante na imunidade da MTB (6- 8). O QFT-Plus mede a resposta imunológica mediada por células MTB a partir de células T CD4 e CD8.

Soluções para automação

A solução LIAISON® QuantiFERON-TB Gold Plus* permite que os laboratórios se beneficiem de um fluxo de trabalho automatizado e eficiente que entrega resultados mais rápidos, com menos tempo de trabalho manual.