Como detectar HPV: a importância do exame de captura híbrida na saúde da mulher

Teste de HPV

O Papilomavírus Humano, conhecido como HPV, é uma infecção sexualmente transmissível comum, que afeta homens e mulheres. Entre os diversos tipos de HPV, alguns podem causar problemas de saúde sérios, como o câncer do colo do útero, por exemplo. Então, neste artigo, vamos explorar como o HPV está relacionado ao câncer cervical, a relevância de detectar o vírus em rastreamento primário e a eficácia do exame de Captura Híbrida HPV da QIAGEN.

O que é o HPV e quais são os sinais e sintomas?

Conforme citado, o HPV (Papilomavírus Humano) é uma infecção sexualmente transmissível comumente observada na população, seja do sexo feminino ou masculino. A transmissão ocorre principalmente por contato direto durante atividades sexuais. Além disso, existem mais de 150 tipos de HPV, alguns dos quais causam verrugas genitais e outros que podem levar a complicações mais graves, como o câncer do colo do útero. Os subtipos de maior risco são o 16, 18, 45 e 48, enquanto o 6, 11, 41, 42, 43, e 44 representam menor risco.

Sinais e sintomas do HPV

O HPV pode se manifestar de diferentes maneiras, mas, em alguns casos, não apresentar sinais visíveis. Assim, para detectar o quanto antes, é importantes estar alerta a alguns dos sinais e sintomas do HPV:

Verrugas genitais

Pequenas saliências na região genital, que podem aparecer em grupos e ter aspecto semelhante a couve-flor.

Lesões na pele

Podem surgir verrugas em outras áreas do corpo, como mãos, pés e região anal, por exemplo.

Coceira ou irritação

Algumas pessoas podem sentir coceira, irritação, bem como desconforto na área afetada.

É importante ressaltar que, a transmissão para outras pessoas acontece mesmo na ausência de sinais visíveis. Portanto, consultar um médico regularmente, em especial se houver preocupações com a saúde sexual, é crucial para diagnóstico precoce e orientações.

Veja: Como o sequenciamento de nova geração (NGS) pode ajudar na medicina de precisão e favorecer diagnósticos e tratamentos

Qual a relação do HPV com o câncer de colo do útero?

A relação entre o HPV e o câncer de colo do útero é significativa e complexa. O HPV, principalmente os subtipos de alto risco, 16 e 18, é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer cervical. Quando uma infecção por HPV persiste, pode desencadear alterações nas células do colo do útero.

Essas alterações, se não forem detectadas por meio de exames regulares, como o Papanicolau, e tratadas o quanto antes, podem evoluir para lesões pré-cancerosas e, eventualmente, para o câncer cervical.

Por isso, a prevenção desempenha um papel fundamental. A vacinação contra o HPV, antes do início da atividade sexual, é uma medida crucial para prevenir a infecção pelos tipos mais perigosos do vírus. Além disso, exames ginecológicos regulares e o acompanhamento médico são essenciais para detectar precocemente quaisquer alterações celulares causadas pelo HPV. Só assim é possível garantir o tratamento correto, reduzindo o risco de desenvolvimento do câncer de colo do útero.

Confira também: Guia com os 5 principais fatores ao escolher uma nova plataforma de informática clínica

Importância do rastreamento primário do HPV

O rastreamento primário do HPV desempenha um papel elementar na saúde das mulheres. Afinal, detectar precocemente infecções por HPV e possíveis alterações no colo do útero previne complicações mais graves, como o câncer cervical. Contudo, o preventivo não se restringe ao conhecido Papanicolau.

O método da Captura Híbrida é um teste altamente confiável para identificar o material genético do HPV nas células do colo do útero, mesmo que não haja alterações que possam ser visíveis em um exame de Papanicolau ou na colposcopia, em que podem ser feitos testes com corantes.

Isso quer dizer que, embora o Papanicolau seja amplamente conhecido para detectar alterações nas células do colo do útero, sua sensibilidade é limitada, detectando apenas cerca de metade dos casos e lesões que podem evoluir para câncer. Por isso, é crucial conversar com um ginecologista sobre a Captura Híbrida. Principalmente ao considerar que o câncer do colo do útero tem prevenção e cura se descoberto nos estágios iniciais.

Exame de Captura Híbrida HPV da QIAGEN

A Captura Híbrida é o padrão-ouro de teste por diversas razões. Em primeiro lugar, sua precisão na identificação da presença do vírus é notável, evitando falsos negativos devido a mutações ou deleções na região L1 do DNA do HPV. Sua sensibilidade clínica é crucial, pois diferencia infecções clinicamente relevantes de infecções transitórias que o organismo naturalmente eliminará.

Além disso, o teste possui um alto valor preditivo negativo, o que oferece uma certeza elevada no diagnóstico negativo, permitindo intervalos mais longos entre os rastreamentos, aproximadamente de cinco anos.

É um teste altamente validado no mundo, com mais de 500 publicações revisadas por pares e mais de 1 milhão de mulheres testadas em ensaios clínicos randomizados. Isso significa que é uma referência para determinar atributos de outros testes e é considerado o mais confiável para fazer um diagnóstico.

Em conclusão, detectar precocemente o HPV é crucial para a saúde da mulher, em especial na prevenção do câncer do colo do útero. O exame de Captura Híbrida HPV da QIAGEN oferece uma ferramenta valiosa para o rastreamento e diagnóstico preciso, possibilitando tratamentos mais eficazes e melhorando os resultados clínicos.

A prevenção é a chave para lidar com o HPV. Consulte seu médico regularmente, siga as diretrizes de rastreamento e considere a realização do exame de Captura Híbrida HPV para uma saúde ginecológica mais abrangente e cuidados preventivos eficazes.

Lembre-se: o conhecimento e a detecção precoce são poderosas ferramentas na luta contra o HPV e suas complicações.

Acesse o site QIAGEN e leia mais sobre nossas soluções.

Referências

QIAGEN. Captura Híbrida. https://qiagen.com.br/captura-hibrida/ (acesso em dezembro 07, 2023).

Ministério da Saúde. HPV. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/hpv (acesso em dezembro 07, 2023).

Opas. HPV e câncer do colo do útero. https://www.paho.org/pt/topicos/hpv-e-cancer-do-colo-do-utero (acesso em dezembro 07, 2023).

HPV ONLINE. Classificação e Genotipagem do HPV. https://hpvonline.com.br/sobre-hpv/o-que-e-hpv/classificacao-e-genotipagem-do-hpv/ (acesso em dezembro 07, 2023).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Cadastre-se e receba todos os nossos novos conteúdos direto em seu e-mail

Posts Recentes